Colaborador da Enacom defende a qualificação de Doutorado

No dia 10 de Junho ocorreu a qualificação de doutorado do Gustavo Lacerda, Gerente de Produto da Enacom e estudante do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG (PPGEE). O PPGE é um dos programas de maior relevância científica e tecnológica do país na área e o Gustavo Lacerda, em seu trabalho, apresentou uma metodologia direcionada a problemas de agrupamentos com grandes volumes de dados. O objetivo é projetar algoritmos que tenham a capacidade de processar grandes volumes de dados sem a perda de qualidade do agrupamento.

Este trabalho propõe dois novos métodos. O primeiro, é o método de agrupamento GPIC, que realiza tanto o cálculo da matriz de unidades quanto dos autovetores com o auxílio de Unidades de Processamento Gráfico GPUs, do inglês Graphics Processing Unit. O segundo método, denominado BORDER BIRCH, reduz o volume de dados utilizando como princípio básico a borda dos agrupamentos resultantes. Resultados preliminares com bases de dados sintéticas demonstram que as abordagens propostas por este trabalho conseguem processar grande quantidade de dados em tempo menor (GPIC) e reduzir o volume de dados (BORDER-BIRCH), mantendo a qualidade do agrupamento.

O processamento de um grande volume de dados, um dos desafios tecnológicos da próxima década, é um assunto que conta com vários especialistas dentro do quadro de colaboradores da ENACOM. Douglas Vieira, CEO do grupo comentou a qualificação: “O Gustavo conseguiu expor com clareza a análise dos resultados do método proposto por ele em seu trabalho.” Douglas, fez parte da banca avaliadora, ao lado do Profº Dr. Prof. Dr. Antônio de Pádua Braga – DELT UFMG, Prof. Dr. Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes –  DELT UFMG e o Prof. Dr. Luis Enrique Zárate – DCC PUC-MG.

A equipe ENACOM parabenizam o Gustavo por mais essa conquista, que seja mais uma realização dentre os seus empreendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *