Métodos Inovadores no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

Semana passada, a Enacom participou do XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, representada pela Amanda Dusse e pela Grazielle Félix.

A Amanda apresentou um trabalho onde foi desenvolvida uma nova abordagem para encontrar um vértice de um poliedro, com melhor ou igual valor de objetivo, partindo de um ponto interior factível e comparando com a  técnica clássica da literatura proposta por Murty. “A abordagem consiste em caminhar sobre as faces do poliedro até encontrar um vértice, ativando uma restrição de desigualdade por iteração. Após ativada, a restrição nunca se torna inativa novamente” comenta a pesquisadora. O caminho é dado através da projeção do gradiente do objetivo no conjunto factível, de modo que o valor da função objetivo diminui após cada iteração. Para diminuir a complexidade computacional do algoritmo, foi utilizada a transformação de Householder para atualizar o espaço nulo após ativar cada restrição.

Já a Grazielle apresentou o trabalho “Problema do caminho mais curto estocástico aplicado ao traçado ótimo de linhas de transmissão”, que consiste em uma modelagem para o problema de traçado ótimo de linhas de transmissão. O modelo foi formulado como problema de caminho mais curto, utilizando teoria de grafos. Neste trabalho, os custos envolvidos na instalação de uma linha de transmissão foram modelados através de redes estocásticas, onde o custo de cada aresta segue uma distribuições de probabilidade. “Foi possível desenvolver uma formulação de otimização linear, multiobjetivo, com o intuito de minimizar o custo final esperado e minimizar os riscos do traçado das linhas de transmissão” analisa Grazielle, que juntamente com a Amanda representou com propriedade a Enacom no evento.

O Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), sendo o mais importante evento científico nacional sobre Pesquisa Operacional. Ele já está em sua 48a edição, mostrando sua importância para a divulgação da pesquisa nessa área. A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. No simpósio foram mostrados trabalhos de PO aplicados a diversas áreas, como administração, energia, logística, gestão financeira, área de saúde, agricultura e meio ambiente, entre outros.

Texto elaborado com a colaboração da Amanda e da Grazielle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *