Os 7 aspectos da responsabilidade social corporativa

A responsabilidade social corporativa é um tema cada vez mais presente na sociedade. As empresas serão cada vez mais empurradas pelas pessoas (o consumidor) a ter uma postura relevante em relação a esse tema.

Trata-se de uma relação complexa que deve contemplar a empresa com toda sua cadeia (incluindo os fornecedores), a sociedade (não se limitando aos consumidores), as legislações vigentes e, principalmente, a visão do negócio.

Nesse momento, é fundamental reconhecer a importância da responsabilidade social corporativa com um elemento fundamental da estratégia do negócio.

Dada a relevância do tema, a International Organization for Standardization (ISO) elaborou  a norma 26000 com intuito de ajudar as empresas no desenvolvimento da responsabilidade social [1].

Para tanto elencou 7 temas importantes: governança, direitos humanos, práticas trabalhistas, o meio ambiente, práticas operacionais corretas, responsabilidade com o consumidor, e o envolvimento e desenvolvimento da comunidade.

Quais dessas práticas a sua empresa leva em consideração no planejamento estratégico? Como conduzi-las sem perder o foco na proposta de valor do negócio?

São perguntas complexas que gostaria da opinião de todos. Nos próximos post vou tentar aprofundar um pouco em cada um dos 7 temas.

[1] https://www.boreal-is.com/blog/iso-26000-core-subjects-of-social-responsibility-part-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *