Afinal o que é a indústria 4.0

Também conhecida como Manufatura Avançada, Indústria inteligente, entre outros, a Indústria 4.0 é o nome usado para marcar a 4ª Revolução Industrial que está por vir. A primeira pergunta que deveria ser feita não é o que é, mas sim, por que necessitamos desta revolução?

De forma muito resumida: A Indústria 4.0 vem para dar escala em customizações.  

Os clientes não querem mais tudo igual. E, no final das contas, não é só uma questão de querer. O que de fato faz diferença em termos de desempenho, conforto e até mesmo durabilidade.

Acho que todos lembramos da 1a Revolução Industrial, a revolução inglesa que introduziu a máquina à vapor. Foi a grande expansão do império inglês, com a mecanização e um salto de produtividade.

A 2a Revolução Industrial é a revolução do Fordismo, a eletrificação, a produção em série. Já dizia Henry Ford: “Você pode ter um Ford de qualquer cor, desde que seja preto!”

A 3a Revolução Industrial, que não é reconhecida por todos, é a da automação. A revolução do silício e a eletrônica transformaram a indústria.

Já a 4a Revolução Industrial é a que está por vir, com grande suporte da onda de digitalização que estamos vivendo atualmente.

É importante ressaltar, não é mais automático, é autônomo.